quarta-feira, 10 de agosto de 2016

As nossas pregações

“O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade. Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente” (Êxodo 34:6-7)

Ao evangelizamos alguém, em vez de repetir o mantra moderno que existe hoje nas igrejas evangélicas “Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida”, devemos dizer quem é Deus. Devemos dizer que Ele é o Criador, o Sustentador e o Senhor de todas as coisas, e Ele é digno de sua honra e sua obediência. É isso que devemos dizer a quem evangelizamos.

O livro de Êxodo proclama muito bem quem é Deus. Conforme o verso acima, ali está uma das revelações mais grandiosas de Deus no Velho Testamento. Moisés se esconde na fenda de uma rocha, e Deus proclama Sua glória a Moisés. Agora, vejam a resposta de Moisés: “E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, adorou” (Êxodo 34:8). Então, em vez de dizer: “Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida”, diga a eles quem Deus é. Porque se você lhes dê um deus feito à sua própria imagem, garanto que eles irão aceitá-lo, mas não será o Deus que salva. Diga a eles quem Deus é, exalte a Deus diante deles e diga-lhes que tudo em suas vidas tem que inclinar-se ante a Sua vontade. Ele não é como vocês. Arrependa-se e creia.

As nossas pregações estimulam os homens por aquilo que Deus pode fazer por eles aqui na terra, ou por quem Deus é? Observem bem a seguinte pergunta: “Você sabe que é um pecador?” Meus queridos amigos, a pergunta não é se vocês sabem que são pecadores. A pergunta é: Enquanto você me ouve pregar o Evangelho, Deus tem trabalhado de tal maneira em sua vida que o pecado que você antes amava agora odeia? Vão até o Diabo e perguntem se ele sabe que é um pecador. Ele vai dizer: “Sim, sim eu sou e, de fato, sou um pecador muito bom”. Alguém diz: “Sim, eu sou pecador”. Eles sabem o que isso significa? É como quando alguém diz: “Eu aceitei a Deus”, porém, quando você começa a escutar a sua definição do deus que ele aceitou, você percebe que não é o Deus da Bíblia! Da mesma maneira, quando uma pessoa diz: “Eu sou um pecador”, isso pode significar qualquer coisa! Por exemplo: “Eu não tenho suficiente amor por mim mesmo”. Você deve usar as Escrituras. O Espírito Santo, usando a espada para penetrar em seus corações, lhes demonstrará o que realmente é ser um pecador.

Eu estava pregando anos atrás e havia um grupo de conselheiros fazendo um treinamento. Havia uma mulher que dirigia o grupo. E ela não gostava muito de mim. Então, uma noite, eu estava pregando e começou a haver um mover de Deus; as pessoas do lado esquerdo começaram a chorar, e começaram a atravessar o auditório. As pessoas estavam chorando, algumas quase em convulsão. Eu não tinha sequer terminado o sermão e uma garota correu e ficou deitada, atravessada nos degraus, e depois outra pessoa, e começaram a chorar. Eu levantei a vista para onde estavam os conselheiros e a líder me olhou assim como se não soubesse o que fazer, e eu sinalizei que não fizesse nada. Eu continuei pregando e, quando finalmente terminei de pregar, ela deu um passo adiante e me dei conta de que ela iria interferir, então desci até ela e parei ao seu lado, e ela queria que eu agisse. E eu sinalizei que não. Então, finalmente, ela me olhou e deu um passo adiante, mas eu pus minha mão sobre seu ombro e lhe disse: “Irmã, não toque na arca de Deus. É o Deus de Israel que está ferindo estas pessoas com respeito aos seus pecados! Não conforte a alma que Deus está quebrantando! Deixe-os a sós com Deus!”

Como podemos ver, a pergunta não é simplesmente: “Você sabe que é um pecador?”, mas é: “Meu querido amigo, você sabe o que isso significa?”, “Deus tem começado a trabalhar em seu coração de tal maneira que você está começando a ver o pecado como Deus o vê?”, “Há sementes de uma atitude, de uma atitude divina de odiar o pecado como Deus o odeia?”, “O orgulho que você tinha do pecado tem agora se convertido em vergonha?”, “Deus está fazendo algo?” Essas devem ser as perguntas.

Por Paul David Washer

Nenhum comentário:

Postar um comentário