sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Abrir a porta do coração

“Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos” (Apocalipse 3:20)

Voltamos a este maravilhoso versículo. Em primeiro lugar, esse texto não nos é dado no contexto de um convite evangelístico. Você percebe isso? Cristo não está batendo à porta do coração do pecador. Em nenhum lugar isso é dito. Mas Ele está batendo à porta de uma igreja equivocada. Esse é o contexto. Isto nos deve levantar alguns sinais de advertência. Uma vez, disse isso a um evangelista e ele disse: “Sim, eu sei, irmão Paul, mas funciona”. 

Segundo, eu acho interessante que utilizemos este texto para dar a pecadores a certeza de que, se abrem seus corações, Jesus entrará, embora este texto não seja específica ou principalmente dirigido à conversão ou à abertura de um coração. Em vez disso, deveríamos usar o seguinte texto, que foi escrito exatamente no contexto da evangelização: “Uma daquelas mulheres que estavam nos ouvindo era Lídia, uma vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira. Ela adorava a Deus, e o Senhor abriu a mente dela para que compreendesse o que Paulo dizia” (Atos 16:14) Então, porque nunca usamos esse texto? 

Terceiro, em vez de meramente convidar o pecador a abrir a sua vida, não seria também apropriado ajudar amorosamente o pecador a examinar a si mesmo para avaliar o que o Senhor talvez esteja fazendo até esse momento? “Você tem alguma percepção de que Deus está trabalhando em seu coração esta noite?”, “O seu entendimento do Evangelho e das coisas de Deus tem aumentado?”, “Você tem estado mais e mais aberto à pessoa de Cristo, à verdade da Escritura e às exigências do discipulado?”, “Você tem o desejo de responder às coisas que escutou e deixar para trás a confiança em si mesmo e a sua vida de pecado e confiar somente em Cristo?”. 

Quarto, se tomamos o texto de Apocalipse 3:20, mesmo se o tomamos e o usamos para evangelismo, se abriu a porta da vida a Cristo. Notem que a evidência estará de novo na comunhão contínua, porque Ele disse: “Se eu entrar, eu entrarei para cear com ele”. A evidência de que uma pessoa verdadeiramente abriu sua vida para Cristo é uma comunhão contínua com Cristo. Porém, também é verdade que milhões de pessoas, por causa de nossas pregações, caminham por aí sem ter comunhão com Cristo, sem desejar santidade, sem buscar a Deus, mas acreditando serem convertidas, porque, uma vez, em nossas igrejas, elas oraram e pediram a Jesus que entrasse. Infelizmente, isso ainda não é evidência da salvação. 

Por Paul David Washer

Nenhum comentário:

Postar um comentário