segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Evidência da salvação

“Se você disser com a sua boca: "Jesus é Senhor" e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos” (Romanos 10:9-10)

Para evangelizarmos segundo o texto acima, em primeiro lugar devemos dizer algo sobre o coração da pessoa. Ele representa o centro, a essência do que é um homem. É a sede de seu intelecto, mente, emoções e vontade. Portanto, é absurdo pensar que um homem pode crer em Cristo com seu coração e que isso não tenha um efeito radical sobre o resto de sua vida.

Vamos analisar a linguagem: “Você gostaria de receber a Jesus em seu coração?” O que significa isso? Alguma vez você pensou sobre isso? A Bíblia diz: “Crer em seu coração”. Mas nós transformamos em: “Você gostaria de pedir que Ele entre em seu coração?” Crer com o coração significa crer com o núcleo, com a verdadeira essência de quem você é. Não quer dizer que você vai abrir uma câmara secreta e pedir que Ele entre.

O testemunho da Escritura e a interpretação de todos os eruditos evangélicos afirma que somos salvos somente pela fé; então, porque Paulo parece abraçar a confissão como um requisito para a conversão genuína? Vamos ler o texto novamente em outra tradução. “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. Paulo, através de todo o livro de Romanos, escreveu: “Salvação é somente pela fé”. Então porque agora está acrescentando a confissão? Paulo não está contradizendo a doutrina da salvação somente pela fé, mas está ensinando que nossa confissão pública do Senhorio de Jesus Cristo é a evidência de crer no coração. Se alguém é verdadeiramente convertido, ele confessará publicamente a Cristo em palavras e em obras. Isso não significa o mesmo que apresentar-se diante da igreja na noite de sua suposta conversão. Se alguém realmente é convertido, vai confessar publicamente a Cristo em palavras e em obras.

Porque eu acrescento “em palavras e em obras”? Porque Mateus 7:21 diz: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus” “Nem todo que me confessa como Senhor, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. Ora, eu não estou dizendo que somos salvos pela fé nas obras; de maneira nenhuma. Eu sou um pregador da Graça. O que estou dizendo é que a salvação envolve uma doutrina perdida chamada “Regeneração”. E que, quando um Deus salva um homem, Ele está regenerando seu coração, convertendo-o em uma nova criatura, e a evidência é esta: você viverá como uma nova criatura. E ele confessará a Cristo, isto é, o homem que verdadeiramente tem crido em seu coração, terá sua vida marcada pela confissão bíblica de Cristo em palavras e em obras. Você poderá ver, escutar de sua boca e ver na sua vida, que sua fé é uma genuína fé salvadora.

Agora, vejamos isso de uma perspectiva cultural. Digamos que somos uma igreja de 20 pessoas, Século I, no Império Romano. Você sabe, pela Epístola aos Romanos, que estão matando alguns desses Cristãos. Estão morrendo como ovelhas. Agora bem, digamos que existem 20 de nós e estamos trabalhando em uma construção. Estamos trabalhando em uma espécie de edifício em Roma, uma construção. Tudo está calmo, nenhum problema está acontecendo. Um dia bonito, é a hora do almoço, estamos descansando, é primavera, estamos deitados na grama, passando muito bem, descansando... E de repente escutamos barulho de passos. Escutamos tambores, levantamos e vemos soldados carregando um pequeno altar, e sobre esse altar há uma pequena vasilha com incenso e um pequeno fogo em cima, e nós ficamos aterrorizados. Enquanto todos os homens da construção se põem de pé, a maioria deles não crentes — e ali estamos, uma pequena igreja no meio deles — os soldados nos reúnem e nos dizem: “Aproximem-se. Deem honra a César”. Então o primeiro homem, um não crente, se aproxima, toma um pouco de incenso, joga-o no fogo e diz: “César é Senhor”. Ele se retira feliz como sempre, e em seguida outro, e em seguida outro, e finalmente ele vem ao primeiro de nós, os Cristãos. Um de nós se aproxima, o soldado o cutuca com a lança: “Dê honras a César”. “lesous estin kyrios”. “Jesus é Senhor”, e morre. E o próximo dos nossos: “Jesus é Senhor”, e morre. E assim sucessivamente.

E nós temos levado a verdade que Paulo nos está ensinando aqui, de que se você verdadeiramente crê, vai confessar a Cristo mesmo que custe a sua vida, nós temos tomado essa linda verdade e a temos reduzido a isto: se você repete uma oração em frente a um monte de gente em uma igreja na América, isso garante que você é salvo, se você acha que foi sincero. Isso não é o que ele está dizendo! Outra vez, no momento em que uma pessoa invoca o Senhor com fé, ela é salva. Mas, a evidência de salvação não é que uma vez na vida dela ela foi sincera em fazer uma oração. A evidência de sua salvação é: existe um arrependimento genuíno? Existe fé? Além disso, essas duas graças evangélicas continuam em sua vida e estão crescendo? Em outras palavras, a evidência da justificação pela fé é a obra contínua de santificação pelo Espírito Santo.

Por Paul David Washer

Nenhum comentário:

Postar um comentário