quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Evidência da salvação: arrependimento

“Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” (Romanos 10:17)

Um dos momentos mais grandiosos da minha vida foi há pouco tempo no sul do Alasca. Alguns de vocês talvez já tenham lido esta história. Tão logo eu cheguei ao púlpito — havia cerca de 25 pessoas —, um homem entrou, um gigante, o ser humano mais triste que vi em minha vida, chegou e se sentou na fileira da frente. Eu parei imediatamente e comecei a pregar o Evangelho.

Depois que terminei, fui até ele e disse: “Senhor, o que está errado com você? O que está errado?”. Ele pegou um envelope pardo, me mostrou e me disse: “Eu acabo de vir do médico. Vou morrer em 3 semanas”. Continuou: “Tenho vivido no campo, trabalhando em um rancho de gado toda minha vida. Só se chega lá cavalgando pelas montanhas, ou pegando um hidroavião ou algo do tipo”. Ele disse: “Eu nunca estive em uma igreja em toda a minha vida. Nunca li uma Bíblia. Uma vez escutei alguém falar sobre um cara chamado Jesus, e eu acredito que existe um Deus. Nunca tive medo em toda minha vida, e agora tenho medo, porque vou morrer e não sei o que fazer”.

Eu lhe disse: “Senhor, nos últimos 45 minutos, eu preguei o Evangelho a você. As boas novas do que Deus fez pelos pecadores em Jesus Cristo. Você entendeu? Ele disse: “Sim”. O que a maioria dos evangelistas teria perguntado a ele naquele momento? “Gostaria de fazer uma oração e pedir que Jesus entre em seu coração?”

Mas ele disse: “Irmão Paul, eu entendi. Quero dizer, qualquer um podia ter entendido! Mas, isso é tudo? Eu entendo, faço uma oração, e isso é tudo?” E comecei a explicar-lhe o arrependimento e a fé. Depois de vários minutos, ele me olhou e disse: “Eu simplesmente não entendo”. Eu disse: “Olhe, você tem 3 semanas de vida. Tenho que ir embora amanhã de manhã. Vou cancelar minha passagem de avião e ficarei com você 3 semanas até você morrer, quer você seja salvo, quer você morra e vá para o inferno. Então vamos começar”. Foi isso o que eu falei para aquele homem.

Se vocês estão pensando em serem evangelistas, não pensem que vão pregar a um grupo de pessoas e, quando elas forem à frente, você vai entregá-las a qualquer um para lhe aconselhar e depois, se gloriar em todas as decisões, que na maioria é somente decisões, pois poucos talvez tenha realmente tido uma conversão, mas a maioria não assistirá ao culto no próximo domingo. 

Mas, eu olhei para esse homem e disse: “Senhor, a fé vem pelo ouvir; vamos às Escrituras”. Nós fomos às Escrituras por mais de uma hora. Cada promessa, Antigo Testamento, Novo Testamento, e de novo, e de novo, apenas trabalhando até que Cristo fosse formado. Oramos um pouco mais, lemos um pouco mais, outra hora passou e estava ficando tarde. Eu disse: “Nós vamos ficar por aqui. Este homem está morrendo!”. Não sei depois de quanto tempo voltamos a um de meus versículos favoritos na Bíblia: João 3:16. Nunca vou esquecer, ele estava com a minha Bíblia no colo, e eu lhe disse: “Senhor, vamos apenas ler isto de novo”. Ele disse: “Mas já a lemos muito”. E eu lhe disse: “Senhor, sua vida depende disto”. E então ele olhou para baixo, esse velho homem grande, e disse: “Ok”. “Porque Deus... amou... o mundo de tal maneira... que deu... Oh... Oh... Estou salvo! Estou salvo! Todos os meus pecados se foram! Tenho... minhas mãos estão limpas! Tenho vida eterna! Oh, eu a tenho! Eu vou para o céu!”. Eu disse: “Senhor, como você sabe?”. Ele disse: “Você nunca leu este versículo antes?!”. Vocês veem a diferença!?

As pessoas perguntam: “Você é contra o evangelismo?”. Eu digo: “Sim e não”. Eu sou contra o tipo de evangelismo que correm ao homem, fazem-no agarrar um pequeno ticket, como se estivesse esperando em um escritório do governo para renovar sua licença. “Pegue um ticket. Vá para o Céu”. Nós seremos responsabilizados! Nós temos um chamado! Quando prego em conferencias, isto é o que eu faço. Não faço chamadas ao altar ou coisas deste tipo. Eu digo: “Olhem, já acabou. Se Deus falou ao seu coração, você vem até mim. Sentaremos juntos aqui a noite toda”. E se alguém professa fé em Cristo, então, o que eu faço? Eu não digo: “Oh, você está salvo, está salvo”. Eu lhes digo isto: “Escute. Se esta noite você verdadeiramente se arrependeu e creu em Jesus Cristo, você se tornou um filho de Deus, mas esta vai ser a evidência: se verdadeiramente se arrependeu para salvação, você vai continuar se arrependendo para salvação, e crescendo em arrependimento! E se você verdadeiramente tem crido, você vai continuar crendo! Nada de coisas do tipo: “vacina contra gripe”! Eu não quero que alguém chegue a essa pessoa 10 anos depois, ela esteja vivendo uma vida ímpia, e, quando alguém testemunhe a ela, ela responda: “Oh, não se preocupe comigo. Eu já fiz isso”. “Não te preocupes comigo, pregador. Eu já fiz isso”. “Você fez o quê?”, “Eu recebi minha ‘vacina contra gripe’”. “Sim, mas você não recebeu Jesus”. Trabalhem com eles. Deixe que todos os outros saiam para comer. Você trabalha. Você ora. Você os aconselha com muitas promessas do Evangelho e muitas advertências do Evangelho.

Eu declarei guerra. É mais como um carrapato batendo a cabeça contra um mundo de granito, mas eu não me importo. Estou doente e cansado de ver as pessoas serem guiadas a uma decisão com muito pouco conhecimento do Evangelho, confiando em uma decisão em vez de contemplarem a Cristo. Vivendo em impiedade e crendo que são salvas, porque alguma autoridade religiosa da comunidade evangélica disse-lhes que eram salvas, e elas agora estão quase completamente surdas para o verdadeiro Evangelho.

Por Paul David Washer

Nenhum comentário:

Postar um comentário