quarta-feira, 27 de julho de 2016

Onde você congrega?

As raposas tem covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. (Mateus 8:20)
Infelizmente, a igreja de nossos dias retrocedeu ao conceito materialista na prática, enquanto cultua verbalmente a natureza espiritual da igreja. O templo é uma das formas visíveis deste problema. O templo é defendido como sendo necessário para o trabalho da igreja. Esta ideia é um grande sofisma, já que a igreja primitiva teve seu maior avanço em uma época quando não havia templos. Justin Martyr, em resposta à pergunta "Onde você congrega?", feita pelo prefeito de Roma, respondeu: "Onde pudermos e quisermos".
As pessoas acreditam, sem dúvida, que todos congregamos em um só lugar. Mas não é assim, porque Deus não está confinado a um lugar, mas sua presença invisível preenche os céus e a terra e em todo o lugar Ele é adorado pelos que têm fé. De fato, não há registro de que a igreja possuísse templo até meados do terceiro século. Por volta de 230 D.C., Alexandre Severus concedeu aos cristãos um local em Roma. Só após 260 é que a construção de edifícios foi iniciada de verdade.
Se a igreja pode existir e expandir mesmo sem um templo dentro do domínio do imperador romano, ela poderia fazer o mesmo hoje. Visto que a construção de casas de adoração não é expressamente proibida no Novo Testamento, pode-se admitir que seja uma inovação humana baseada em conveniências. Mas até mesmo sua conveniência pode ser colocada em questão. Trata-se de um passo na direção do conceito materialista do reino em oposição ao conceito espiritual e bíblico.
Alguns apontarão as sinagogas judaicas como argumento para a necessidade de um templo. A sinagoga era urna expressão pré-cristã da religião judaica com a qual Pentecostes rompeu completamente. O que era bom para a igreja judaica, onde o evangelismo era uma atividade praticamente desconhecida, não precisa ser necessariamente bom para a igreja Cristã, onde o evangelismo está no centro de sua atividade. Jesus não disse "Vinde à igreja", mas ao contrário: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações" (Mateus 28:19). A igreja primitiva espalhou-se pelas ruas, de casa em casa, vilarejo em vilarejo, pelas estradas e atalhos, contando a história de Jesus onde quer que seus membros fossem. A igreja moderna centraliza suas atividades dentro dos limites de seu templo. Logo, o verdadeiro evangelismo é prejudicado ao invés de ser estimulado.
Será que a igreja, que constitui o corpo de Cristo, deveria providenciar um lugar para si mesma muito embora não o tenha feito o seu Cabeça? Jesus disse que ele foi para preparar um lugar para nós. Por que deveríamos desprender tanto tempo, energia e dinheiro preparando “lugares” aqui? Nós dizemos: "Ah, mas o templo é um instrumento para evangelismo” Se for assim, é um dos mais pobres instrumentos já inventados.
Uma congregação, que está tendo sucesso hoje com seu alcance evangelístico, é bem sucedida não porque possui um belo templo, mas porque segue o "ide" de nosso Senhor. A igreja moderna com seus edifícios tem substituído muito a palavra "lde" pela palavra "Vinde". O melhor lugar para o evangelismo ainda é no ambiente natural do descrente ao invés dos ambientes artificialmente criados pelas igrejas.
Em outro lugar Jesus ensinou a seus seguidores: "Não ajunteis para vós tesouros na terra... Porque onde estiver o teu tesouro, ai estará também o teu coração" (Mateus 6:19-21). Jesus é um exemplo vivo deste ensinamento: ele não adquiriu nada enquanto estava aqui. Um indivíduo com mente materialista não está muito interessado em coisas espirituais, nem uma pessoa com mente espiritual fica ansiosa por coisas físicas. Isto também é verdade quando nos referimos à igreja como um todo. Não serão os templos e as propriedades da igreja tesouros corporativos ajuntados aqui na terra? Jesus mandou um jovem rico vender tudo o que tinha, dar aos pobres e então segui-lo. Você não acha que nosso Senhor olha para Sua igreja desejando que esta faça o mesmo?
Leia mais sobre o assunto.
Bibliografia:
Holmquist, Gerald. Pattern for Progress
Neander, Crocker & Brewster. History of the Christian Religion and Church
Schaff Eerdman. History of the Chrisktian Church

Nenhum comentário:

Postar um comentário